10/08/2017 | 20h54m

Caixa-Forte

Vinhos e sucos de Caxias em eventos oficiais

De autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), a medida busca valorizar as 1,7 mil famílias que vivem da vitivinicultura no município 

Caxias do Sul conta com 105 cantinas, sendo que 40 delas possuem engarrafamento da bebida

Caxias do Sul conta com 105 cantinas, sendo que 40 delas possuem engarrafamento da bebidaGilmar Gomes / Divulgação

Foi um longo caminho percorrido, mas o setor vitivinícola brindou a aprovação por unanimidade, nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Caxias, do projeto de lei que incentiva o consumo de derivados de uva produzidos na cidade.

De autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), a medida busca valorizar as mais de 1,7 mil famílias que vivem da vitivinicultura no município e produzem 70 mil toneladas da fruta por ano.

A proposta coloca em evidência a produção local ao estimular que Executivo, Câmara Municipal, empresas controladas pelo poder público e entidades civis que recebem recursos públicos utilizem vinhos, sucos e derivados de uva produzidos em Caxias do Sul em eventos, feiras e festas oficiais.

A votação contou com a presença de vitivinicultores, donos de vinícolas, de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), além do propositor original da matéria, o ex-vereador, também do PSB, Raimundo Bampi, que apresentou o projeto que foi arquivado na legislatura passada.

Agora, o texto segue para redação final pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, será apreciado pelo plenário e seguirá para sanção do prefeito Daniel Guerra (PRB).

A saber: Caxias do Sul conta com 105 cantinas, sendo que 40 delas possuem engarrafamento da bebida. O projeto valorizará a agricultura familiar e as vinícolas da cidade, com perfil de pequeno e médio portes.